Para a pesquisa de campo do projeto de pesquisa, foram construídos cinco instrumentos de coleta de dados:
Q1) Catalogação/Mapeamento institucional e setorial
Q2) Percepções da gestão sobre o assessoramento pedagógico universitário
Q3) Percepções da Assessoria Pedagógica Universitária
Q4) Narrativas sobre o serviço de assessoramento pedagógico universitário - professores participantes
Q5) Narrativas sobre o serviço de assessoramento pedagógico universitário - professores não participantes
Os instrumentos foram aplicados nas instituições parceiras do projeto de pesquisa, de modo que os dados coletados foram analisados à luz de categorias definidas a priori:
A) Concepção de assessoramento:
- Como concebem o trabalho de assessoramento?
- Que práticas comportam?
- Como as estruturam?
- Que crenças estão presentes?
B) Perfil do assessor:
- Quem são?
- Como chegaram lá?
- Que formação têm para tal?
C) Política institucional de formação docente:
- Que história reflete?
- Que cultura reflete?
D) Legitimidade da prática de assessoramento:
- O que mobiliza à participação?
- O que desmobiliza à participação?
- Que valorização tem?
- Que reconhecimento tem?
Projeto 1 (2022-2023)
O resultado das pesquisas referentes ao trabalho de campo que evidenciou as experiências de assessoramento pedagógico nas instituições parceiras está compilado no Dossíê Assessoramento Pedagógico Internacional: experiências em contexto internacional. DOSSIÊ
Além desta produção, a análise final da pesquisa da Edição Projeto 1 foi publicada na revista Integración & Conocimiento.