A Assessoria Pedagógica Universitária vem sendo conceituada por pesquisadores do campo da Pedagogia Universitária que se debruçam no estudo desse espaço. A partir destes estudos, conceitualmente, a Assessoria Pedagógica Universitária:
Em relação a seu rol de responsabilidades e ações, a Assessoria Pedagógica Universitária:
Referências:
CUNHA, Maria Isabel da. Assessoramento Pedagógico. In: MOROSINI, Marilia Costa (Ed. Chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília: INEP/MEC/RIES, 2006.
CUNHA, Maria Isabel da. Qualidade da graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 57, jul./set. 2015.
CUNHA, Maria Isabel da; LUCARELLI, Elisa. Trabalho colaborativo entre comunidades acadêmicas no marco do Mercosul: a investigação sobre estratégias institucionais para o melhoramento da qualidade da educação superior, o caso das Assessorias Pedagógicas Universitárias. Integración y Conocimiento, Nucleo de estudios e investigaciones en educación superior del Mercosul, n. 2, 2013, p. 117-126.
FERNÁNDEZ, Lídia. Prólogo. In: LUCARELLI, Elisa. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoría pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires: UBA, 2004, p. 11-20.
LUCARELLI, Elisa. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoría pedagógica a la práctica em la formación. Buenos Aires: UBA, 2004.
LUCARELLI, Elisa. Pedagogia universitária e inovação. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007, p. 75-92.
LUCARELLI, Elisa. Asesoria pedagógica y cambio en la Universidad, Profesorado: revista de curriculum y formación del profesorado. Granada, Espanha, vol. 12, n. 1, 2008, p. 1-14.
LUCARELLI Elisa. Una mirada regional sobre el asesoramiento pedagógico universitario y la formación del docente universitario: identidad y diversidad. InterCambios, vol. 3, n. 2, 2016, p. 13-25.
LUCARELLI, Elisa; CUNHA, Maria Isabel da. El assessor pedagógico: ¿actor relevante em la conformación del campo de la didáctica universitária? In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; LIMA, Maria Socorro Lucena; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; SALES, José Albio Moreira de. Didática e Prática de Ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 1-14.