logo apu retangular.jpg
OBJETO DE ESTUDO

A Assessoria Pedagógica Universitária vem sendo conceituada por pesquisadores do campo da Pedagogia Universitária que se debruçam no estudo desse espaço. A partir destes estudos, conceitualmente, a Assessoria Pedagógica Universitária:

 

  • Configura-se como aporte para a diminuição do hiato que se revela entre o trabalho científico docente e a prática educativa (Lucarelli, 2004);
  • Converte-se, em si, em uma situação de produção pedagógica (Fernández, 2004);
  • É o setor que toma como objeto de estudo e de trabalho as questões que envolvem o ensino, a aprendizagem e a avaliação na Universidade (Lucarelli, 2007);
  • É reconhecida pela atuação em um meio onde as práticas de intervenção se orientam a obter mudanças que afetam a instituição educativa como um todo e a aula em particular (Lucarelli, 2008);
  • É concebida como um dispositivo cujas práticas de intervenção, de animação e de orientação se entrelaçarão às práticas pedagógicas docentes, não as deixando isoladas (Lucarelli, 2016).

 

Em relação a seu rol de responsabilidades e ações, a Assessoria Pedagógica Universitária:

  • É compreendida como uma ação política e institucional, pois, estando ligada a períodos históricos e projetos pedagógicos específicos, pode representar uma oscilação entre a função regulatória e a emancipatória. Na primeira perspectiva sua função é garantir o alcance de objetivos numa racionalidade de eficácia e eficiência; na segunda propõe-se a dar sustentação aos movimentos de construção da autonomia dos sujeitos envolvidos com processos pedagógicos (Cunha, 2006);
  • Suas ações orientam-se na especificidade de situações didáticas, nas diversidades quanto a instituições, profissões, estudantes e conteúdos disciplinares, que exigem do docente universitário a organização de estratégias metodológicas e da avaliação que se definem a partir dessas peculiaridades, procurando que, através do processo do ensino, se propicie uma aprendizagem com significado (Cunha e Lucarelli, 2013);
  • Compõem esse complexo rol a formação pedagógica dos docentes, as ações para favorecer o ingresso e a permanência dos estudantes, a investigação sobre situações áulicas, e, também, a avaliação e acreditação de carreiras (Lucarelli e Cunha, 2015);
  • São estratégias de ação projetos como estratégia articuladora da ação de assessoramento; editais estimuladores de experiências de formação e inovação; assessorias por cursos e áreas numa dimensão clínica; redes de desenvolvimento e/ou trajetórias de formação (Cunha, 2015).

 

Referências:

CUNHA, Maria Isabel da. Assessoramento Pedagógico. In: MOROSINI, Marilia Costa (Ed. Chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília: INEP/MEC/RIES, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da. Qualidade da graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 57, jul./set. 2015.

CUNHA, Maria Isabel da; LUCARELLI, Elisa. Trabalho colaborativo entre comunidades acadêmicas no marco do Mercosul: a investigação sobre estratégias institucionais para o melhoramento da qualidade da educação superior, o caso das Assessorias Pedagógicas Universitárias. Integración y Conocimiento, Nucleo de estudios e investigaciones en educación superior del Mercosul, n. 2, 2013, p. 117-126.

FERNÁNDEZ, Lídia. Prólogo. In: LUCARELLI, Elisa. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoría pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires: UBA, 2004, p. 11-20.

LUCARELLI, Elisa. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoría pedagógica a la práctica em la formación. Buenos Aires: UBA, 2004.

LUCARELLI, Elisa. Pedagogia universitária e inovação. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007, p. 75-92.

LUCARELLI, Elisa. Asesoria pedagógica y cambio en la Universidad, Profesorado: revista de curriculum y formación del profesorado. Granada, Espanha, vol. 12, n. 1, 2008, p. 1-14.

LUCARELLI Elisa. Una mirada regional sobre el asesoramiento pedagógico universitario y la formación del docente universitario: identidad y diversidad. InterCambios, vol. 3, n. 2, 2016, p. 13-25.

LUCARELLI, Elisa; CUNHA, Maria Isabel da. El assessor pedagógico: ¿actor relevante em la conformación del campo de la didáctica universitária? In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; LIMA, Maria Socorro Lucena; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; SALES, José Albio Moreira de. Didática e Prática de Ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 1-14.

 

LOGOS.jpg