EIXOS

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Experiência, Diversidade e Linguagem no Contexto Universitário

Os estudos e pesquisas realizados neste eixo abordam a compreensão sobre os modos e os meios pelos quais se manifestam a Linguagem no âmbito das experiências universitárias. Entendendo as duas dimensões - Linguagem e Experiência - conjuntamente, recorre-se a elas para disparar e fomentar discussões maiores a respeito da formação humana, do pensamento crítico, das estruturas político-educacionais e/ou dos jogos de poder, no contexto universitário. 
 

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Organização do Trabalho Pedagógico Universitário

Os estudos e pesquisas realizados neste eixo abordam a identificação das diversas demandas que são exigidas dos docentes universitários, entre as quais se encontram a pesquisa, o ensino e a extensão, buscando compreender como se dá o processo de construção da identidade docente e revelando as concepções que os professores do ensino superior trazem para o desempenho de sua profissão, a partir destes papéis acadêmicos.
 

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Política, Gestão e Organização Institucional Universitária

Os estudos e pesquisas realizados neste eixo tratam da compreensão e análise dos impactos da intervenção política na gestão e organização institucional das instituições de ensino superior, discutindo os diferentes impactos na estrutura universitária, a partir de mudanças nos modelos de gestão. Soma-se a isso a intenção de compreender o processo de constituição identitária do gestor universitário.

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Espaços e Processos de Formação na Universidade

Os estudos e pesquisas realizados neste eixo dizem respeito à Pedagogia Universitária dentro do contexto da formação pedagógica destinada ao docente universitário e à construção de espaços institucionais que se ocupam desta formação.

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Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia Universitária

Estudo dos fundamentos epistemológicos que orientam a constituição da Pedagogia Universitária considerando os contextos históricos, sociais, culturais, éticos e políticos nos quais este campo (conhecimento) foi e está sendo produzido nacional e internacionalmente, tomando a Educação Superior e suas contradições como realidade concreta de pesquisa. Os fundamentos epistemológicos são estudados em suas múltiplas articulações, buscando compreender contextos, sujeitos, referenciais teóricos e metodológicos acerca das investigações realizadas, a fim de desenvolver uma reflexão crítica e emancipadora sobre a origem e natureza da Pedagogia na materialidade da Educação Superior.

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